Coronel Elizeu Dantas detalha os avanços, desafios e metas dos Bombeiros do RN

Auditório

Auditório 2

Coronel Dantas

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, reuniu a tropa e a imprensa na manhã desta terça-feira (23), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral, em Natal, para apresentar um balanço da gestão no período de 2011 a 2014. Na ocasião o Comandante destacou os avanços e desafios enfrentados pela instituição, ao longo deste período, e anunciou as metas do órgão para o próximo ano.

Segundo o Coronel Elizeu Dantas a escassez de recursos financeiros e a limitação de efetivo foram os principais obstáculos enfrentados pela atual gestão. Para superar esses obstáculos, a Corporação implantou, ainda em 2011, uma Comissão de Projetos e Licitação (CPL) do CBMRN que permitiu que a Corporação garantisse investimentos importantes junto a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Infraero e Idema/RN e pudesse com isso adquirir novos equipamentos e viaturas, além de intensificar ações de capacitação da nossa tropa. “Ao todo foram investidos mais de R$ 12,5 milhões na aquisição de mais de 3 mil equipamentos, viaturas e materiais operacionais”, disse o Comandante do CBMRN. Quanto ao déficit de efetivo, o Coronel Elizeu Dantas buscou o apoio da Força Nacional de Segurança Pública e empenhou-se para a realização de um novo concurso público, o que deverá se divulgado ainda neste mês.

“A limitação do efetivo é sem dúvida um dos maiores obstáculos da instituição. A Lei Complementar, que emancipou o CBMRN na PMRN em 2002, trazia, naquela época, a necessidade da Corporação ter um efetivo de 1.065 militares. Doze anos se passaram, a cidade cresceu em população e edificações e o déficit de recursos humanos se tornou ainda maior. Atualmente, nossa instituição tem somente 642 militares. Estamos deixando pronto um edital que se encontra na Procuradoria Geral do Estado e deverá ser publicado nos próximos dias abrindo vagas para novos 100 Praças e 20 Oficiais”, disse.  

Apesar da limitação de efetivo, o Comandante do Corpo de Bombeiros exaltou o empenho da tropa que corresponder as demandas. “Mesmo diante de todas as dificuldades, conseguimos ampliar em torno de 20% a capacidade de atuação operacional do Corpo de Bombeiros, que passou de uma média de 8 mil atendimentos/ano para uma média superior a 10.100 atendimentos por ano, somente na região metropolitana”, exaltou o Comandante.

Quanto a melhorias estruturais da instituição, o Coronel Elizeu Dantas citou os investimos na construção de um novo prédio para o Comando Geral, onde foi possível unificar várias seções administrativas; construção do novo quartel do Corpo de Bombeiros de Caicó; reforma, aparelhamento e climatização de dezenas de setores como alojamentos, salas e cozinha; aquisição de novos Computadores e mobílias para todos os departamentos.

Nestes quatro anos, o CBMRN também ofereceu 1.320 vagas de capacitação em 33 cursos diferentes. “O Corpo de Bombeiros foi a instituição militar que, proporcionalmente, mais capacitou militares ao longo dos últimos quatro anos”, disse o Coronel.

Mais recentemente, em setembro de 2014, a Corporação iniciou a formação de suas turmas do Curso de Nivelamento realizada como exigência legal, compreendida na Lei de Promoção de Praças, com a finalidade de garantir a ascensão profissional da categoria. O Plano Quadrienal de formação, deixado pela atual gestão para ser desenvolvido pela instituição no período de 2014 a 2017 inclui ainda 2 turmas de formação de sargentos, 1 de aperfeiçoamento de sargentos e 1 de formação de praças.

Na área da Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar colaborou com a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (SEJUC), contribuindo com a reestruturação da Defesa Civil Estadual, implantando, neste período, 127 novas coordenadorias municipais de Defesa Civil (COMDEC), o que resultou ao RN um total de 147 COMDECs, ou seja, um crescimento de 635% se comparado a realidade anterior.

Nesta gestão os Bombeiros e Samu RN passaram a funcionar com uma mesma Central de Atendimento Integrada. A Central de Gerenciamento de Emergência do Corpo de Bombeiros que já atuava em parceria com a da Defesa Civil passou a contar também com os serviços da Central de Regulação Médica do Samu Estadual.

 

“Com uma Central única, os órgãos da rede de urgência emergência do Estado, ganharam uma importante expansão tecnológica, ampliação do poder de gestão de ocorrências e regulação médica através de uma ferramenta robusta e em utilização pelo Estado, aprimoraram a padronização de sistemas de resposta a emergência, entre outros, o que possibilitou melhor aproveitar os recursos do Estado e diminuir o tempo resposta das ocorrências”, destacou.

No setor social, destaque para a oficialização do Programa Bombeiro Mirim através da Lei nº 9.561, o que garantiu aumento de 50% no número de crianças cadastradas em Caicó e Natal. Com o programa Bombeiro Amigo do Peito, a corporação ampliou em 15% a quantidade de coletas de leite domiciliar, contribuindo com redução da mortalidade infantil no RN. O CBMRN realiza uma média de 3.500 coletas domiciliares por ano. Através do programa Viva Viva, a corporação estimula a valorização da vida humana na melhor idade, através de atividades físicas e sociais. Este programa, que foi desativado, na gestão anterior, foi reformulado e ativado pelo atual Comando. Cerca de 150 senhoras participam, gratuitamente, duas vezes por semana, desta atividade com profissionais formados em educação física.

Quanto as Campanhas preventivas, a atual gestão implantou, em 2012, a Campanha Praia Segura que realiza, durante o período das férias escolares, um serviço preventivo contra afogamentos e acidentes, com integração da comunidade, voluntários e outros parceiros. A Campanha promove dezenas de ações e orienta cerca de 100 mil pessoas por cada ação. Outra campanha, a São João Seguro, é realizada no período que antecede os festejos juninos. Atua em mais de 100 escolas da rede público e privada, orientando uma média de 10 mil estudantes e professores sobre a prevenção contra queimaduras por fogos e fogueiras, no período junino. Com a Campanha, o Walfredo Gurgel registrou uma diminuição de cerca de 30% de entradas de pacientes com queimaduras no pronto socorro.

 

Por meio da Caminhada da Mãe Potiguar, também criada pela atual gestão, os bombeiros estimulam a “Valorização da mãe doadora de leite humano e conscientização quanto à prevenção do câncer de mama”, e serve para conscientizar a população sobre a importância da doação do leite materno, em alusão ao Dia Mundial de Doação do Leite Humano. É promovido no segundo sábado do mês de maio e comemora o Dia das Mães com uma grande festa. Em 2014 reuniu cerca de 3.000 participantes e arrecadou cerca de 3 toneladas de alimentos para instituições carentes.

No esporte, a Corporação reformulou e profissionalizou a Corrida Soldados do Fogo. Realizada em comemoração ao Dia Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil, comemorado no dia 2 de julho, a prova é considerada uma das mais tradicionais do Rio Grande do Norte. O evento reúne cerca de 8 mil participantes todos os anos.

Como metas para os próximos anos, além das já citadas, o Coronel Elizeu Dantas destacou também a necessidade da aprovação do Novo Código de Segurança e Prevenção Contra Incêndio e Controle de Pânico que tramita na Assembleia Legislativa do RN, a implantação do Programa Litoral Mais Seguro, que prevê o aporte de mais de R$ 5 milhões em investimentos do Ministério da Justiça em ações de salvamento aquático, a melhor reestruturação organizacional do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), com a implementação de pelo menos oito novas Regionais de atendimento do Corpo de Bombeiros Militares no estado; modernização e implantação do Software preventivo da Engenharia e Segurança contra Incêndio e controle de Pânico, entre outros.

“Durante minha gestão empenhei-me com espírito de missão, adiei objetivos pessoais e sacrifiquei a minha vida familiar, porque entendia e entendo, que o compromisso que assumi com o Corpo de Bombeiros do RN me exigia essa abnegação. Estamos prestes a concluir mais um ciclo nesta corporação. Um ciclo que para nós foi de muito trabalho e expectativas. Ao longo da minha carreira aprendi que o valor mais importante de qualquer instituição são as pessoas que a compõe. Tenho muito orgulho de ser desta corporação e por isso tenho me empenhado ao máximo para vê-la crescer e se desenvolver!”, concluiu o Comandante Geral.

O evento contou com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Elieser Girão Monteiro Filho, além de todos os militares que atuam na região metropolitana de Natal e representantes das unidades de Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros. 

Anúncios
Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s