Ação conjunta viabiliza transporte aeromédico de paciente para Fortaleza

Foi nesse domingo (4) uma ação conjunta do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 RN), Central de Transplantes do RN e Governo do Estado do RN viabilizou o transporte aeromédico de uma paciente em estado grave que precisava com urgência de um transplante de fígado.

A paciente, que estava internada no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), recebeu no sábado (3) o parecer da médica hepatologista sobre a necessidade urgente do transplante. Após a confirmação de um doador compatível no Ceará, a Central de Transplantes do RN imediatamente conseguiu agilizar todo o processo para acolhimento da paciente naquele Estado. O Secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, manteve contato com o gabinete civil do Governo do Estado que prontamente liberou seu avião para realização do transporte aeromédico, já que, em virtude da distância e do quadro clínico da paciente, não seria recomendado o transporte terrestre.

Uma equipe do SAMU 192 RN composta por 1 médico e 1 enfermeiro acompanhou a paciente durante o trajeto, que após 1 hora e 20 minutos de viagem, chegou no aeroporto de Fortaleza às 17h50 do domingo (4).

“Queremos destacar a agilidade de todos os parceiros nessa ação. Tanto da Central de Transplantes, que conseguiu a vaga, como a presteza do SAMU no cuidado com a remoção da paciente, a agilidade do secretário de saúde, Dr. Lagreca, no contato com o gabinete civil e a rápida liberação do avião, por parte do Governo do Estado. Numa ação como essa, cada minuto conta para salvar a vida do paciente”, disse a Coordenadora Geral do SAMU 192 RN, Cecília Picinin.

Anúncios
Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s