Base do SAMU 192 de João Câmara ganha Ambulância de Suporte Avançado

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Rio Grande do Norte (SAMU 192/RN) segue em ampliação no interior do Estado. Nesta terça-feira (13/01), às 15:30h, a Secretaria de Estado da Saúde Pública entrega uma Unidade de Suporte Avançado(USA) ao município de João Câmara, onde desde 2011 funciona uma Unidade Suporte Básico (USB). A solenidade de entrega da USA será presidida pelo secretário Ricardo Lagreca e pela Coordenadora Geral do SAMU/RN, Cecília Picinin. A UTI Móvel é composta de um condutor socorrista, um enfermeiro e um médico.

Autoridades do diversos municípios cobertos pela III Unidade Regional de Saúde (URSAP) estarão presentes à solenidade, especialmente o prefeito de João Câmara, Francisco de Assis Rodrigues Melo e dos municípios pactuados de Taipu, Pedra Grande e Riachuelo que somam uma população de 57.035 habitantes. Além desses municípios, explica Narielly Galvão, coordenadora da rede de urgência do SAMU, a população dos municípios vizinhos será beneficiada pela Unidade de Suporte Avançado, que irá atender às ocorrências em estradas federais (BR’s) e estaduais (RN’s) de toda região.

De acordo com Narielly Galvão, a entrega desta UTI Móvel vai melhorar o tempo resposta em todas as ocorrências na região, onde os agravos agora serão atendidos mais rapidamente, fortalecendo o atendimento de urgência e emergência  no estado. Antes, esse suporte avançado era deslocado de Macaíba para socorrer algum agravo no Mato Grande. O atendimento será regulado pela Central do SAMU 192 RN.

Desde 2011, o SAMU vem registrando uma considerável ampliação da cobertura no Rio Grande do Norte. Hoje, o percentual de cobertura populacional gira em torno dos 75%. Para se ter uma ideia desse crescimento, em 2011, o número de atendimentos a ocorrências no estado que foi de 2.708 pulou, em 2014, para 18.326. Já os números gerais de orientações médicas e outros atendimentos chegaram à marca de 31.113, no ano passado.

O SAMU 192 está presente no Rio Grande do Norte em 64 municípios, abrangendo uma cobertura populacional de cerca de 2,5 milhões de habitantes. Atualmente são 55 ambulâncias, 03 motolâncias, 02 caminhões baú, 05 segways, 01 aeronave e 02 carros 4×4.

Anúncios
Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s