Sesap mobiliza municípios para ações de prevenção às DST/Aids durante o carnaval

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais, seguirá a campanha do Ministério da Saúde durante o carnaval 2015, estimulando o uso do preservativo e a realização do teste rápido para o diagnóstico do HIV, ressaltando que “só fazendo o teste para o HIV é possível cuidar bem de você e de todos que você ama”.

De acordo com a responsável técnica pelo Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais, Sônia Cristina Lins, o cenário do carnaval favorece para um momento de extrema vulnerabilidade, devido ao uso de bebidas alcoólicas e drogas utilizadas por alguns foliões, podendo chegar a uma relação sexual desprotegida. “Orientamos para que os municípios pensem e organizem estratégias de acordo com as realidades locais, de forma integrada entre a saúde, educação, cultura, lazer, segurança e a mídia visando alcançar toda população, promovendo a reflexão e mudança de atitude individual”, explicou.

Sônia Cristina reforçou ainda que a participação de todos: gestores, profissionais de saúde e outros segmentos da sociedade como, indústrias, comércio, escolas e empresas é fundamental no controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis, em especial o HIV, Sífilis e Hepatites Virais, trabalhando para a promoção, prevenção e proteção, proporcionando a população informação segura dessas doenças.

A Sesap está abastecendo as Unidades Regionais de Saúde com preservativos masculinos e a previsão é dispensar a todos os municípios um total de 600 mil unidades de preservativos. As secretarias municipais de saúde já podem solicitar às regionais suas grades extras para as ações deste período. Os municípios também precisam enviar a programação de suas ações de prevenção para o carnaval, até o dia 10 de fevereiro, para o e-mail: hepaids-coordenacao@rn.gov.br

“No que diz respeito às solicitações de testes rápidos para o diagnóstico do HIV, estas, serão atendidas desde que o município esteja devidamente treinado e preparado para realizar uma ação de Fique Sabendo”, finalizou Sônia Cristina Lins.

Anúncios
Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s