Sesap atua para minimizar os efeitos nocivos causados por incêndio no Seridó

Uma equipe multiprofissional da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) esteve, na última quinta-feira (22), no município de Jardim do Seridó com o objetivo de apoiar a população e tentar minimizar os efeitos nocivos causados pelo incêndio de grandes proporções, ocorrido na região no dia 19 de janeiro.

Técnicos das Vigilâncias Ambiental, Sanitária e Epidemiológica, dos níveis, central e regional da Sesap, reuniram-se com a equipe do município e fizeram vistoria no local onde ocorreu o incêndio e nas demais dependências da indústria não atingidas pelo fogo. “Nosso papel foi no sentido de apoiar e orientar os procedimentos para a equipe de saúde do município nas visitas aos pacientes e também alertar a população para os riscos de contato com os resíduos”, explicou Iraci Nestor, subcoordenadora de vigilância ambiental da Sesap.

Ainda de acordo com Iraci Nestor, várias medidas já haviam sido tomadas, pela equipe de saúde local como: visita domiciliares nas residências próximas ao galpão onde ocorreu o incêndio para orientações e encaminhamentos das pessoas às unidades de saúde, de acordo com as necessidades; entrega de máscaras à população e permanência de médico nas unidades para prestarem atendimento adequado.

“Com relação ao ambiente onde ocorreu o incêndio, o local permanece com livre acesso. Outra situação preocupante identificada pela equipe da Sesap é a presença de resíduos de coloração preta, com líquido escoando para a rua, proveniente da área afetada pelo incêndio atingindo as residências mais próximas”, informou Iraci Nestor.

A subcoordenadora de vigilância ambiental explicou que a Sesap já entrou em contato com a equipe do Instituto de Defesa do Meio Ambiente (IDEMA) que será o órgão responsável por fazer uma vistoria no local e notificar a indústria para dar um destino correto aos resíduos do incêndio.

Anúncios
Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s