Ateu, novo premiê grego se recusa a fazer juramento religioso

O novo primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, 40 anos, tomou posse do cargo rompendo protocolos. Um deles foi dispensar o juramento religioso que é uma tradição da política do país perante a Igreja Ortodoxa.

Descrito como ateu, Tsipras resolveu fazer um juramento civil, prometendo cumprir a Constituição grega.

Outro protocolo rompido pelo premiê foi a ausência da gravata, acessório que ele não utiliza nem mesmo nos eventos que recomendam o uso como o encontro com o Papa Francisco no Vaticano em setembro passado.

Alexis Tsipras é fã do Che Guevara e um de seus filhos leva Ernesto no segundo nome em homenagem ao guerrilheiro argentino de quem o premiê grego tinha um quadro em seu gabinete até pouco tempo atrás.

Por conta desta devoção, o primeiro-ministro ficou apelidado de “Che Guevara grego”, principalmente por sua militância comunista que o levou a ser líder do Syriza – Coligação da Esquerda Radical – formada por várias tendências de esquerda.

Entre suas propostas, Tsipras faz apelos populistas como o fim das medidas de austeridade fiscal impostas pelo bloco europeu e faz promessas que para os seus adversários soam como “mágicas” para resolver os problemas da população grega. Com informações Folha de SP.

Anúncios
Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s