Sesed discute segurança pública nos assentamentos rurais

A secretária estadual da Segurança Pública e da Defesa Social do RN (Sesed), Kalina Leite, se reuniu na manhã desta terça-feira (24) na Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), no bairro de Candelária, em Natal, com representantes do Ministério Público Estadual (MP-RN), Polícia Federal, instituições e movimentos sociais ligados à Reforma Agrária, com intuito de buscar uma maior aproximação com estes órgãos e fortalecer um canal de comunicação que permita ações mais efetivas da Segurança Pública nos assentamentos. Atualmente, o Rio Grande do Norte conta com cerca de 300 assentamentos.

Durante o encontro ficou acordado que todos os segmentos atuarão de forma integrada visando levantar informações que permitam elaborar um diagnóstico da situação destas áreas para que seja apresentado, o mais breve possível, à Sesed, à Polícia Federal e ao Ministério Público.

Entre os principais crimes apontados pelos movimentos sociais nestas localidades estão: comércio irregular de terrenos, roubos (animais e veículos) e tráfico de drogas.

De acordo com a secretária Kalina Leite, muitos dos dados apresentados pelos participantes da reunião não são notificados nas delegacias, nem no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e por este motivo não recebem o tratamento adequado dos órgãos da Secretaria.

“É necessário que haja uma comunicação quando estes crimes acontecem para que a Polícia possa agir, tanto de forma preventiva, quanto ostensivamente. Também é possível colaborar com a polícia por meio do Disk Denúncia ligando para o 181 ou até mesmo pelo whatsapp (8149-9906), para que a Segurança Pública tenha subsídios que permitam a apuração dos fatos e a prisão de quem costuma agir nos assentamentos e na zona Rural”, destaca a secretária Kalina Leite.

Participaram do encontro, representantes da Emater, Federação dos Trabalhadores da Agricultura do RN (Fetarn), Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST) e do Instituto Nacional de Reforma Agrária (INCRA). Uma nova reunião será marcada pelo INCRA, quando será apresentado o diagnóstico a respeito da Segurança Pública e serão definidas as ações a serem realizadas pela Sesed e Policia Federal nos assentamentos do Rio Grande do Norte.

Anúncios
Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s