IV Ursap já realizou capacitações sobre Chikungunya; Caicó tem dois casos suspeitos

A IV Unidade Regional de Saúde Pública em Caicó, promoveu entre os meses de novembro e dezembro de 2014, duas capacitações voltadas para o trato com a Chikungunya. Participaram, médicos, enfermeiros, agentes de endemias, entre outros, das vinte e cinco cidades que compõem a sua jurisdição na Região Seridó do Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada pelo coordenador do setor de combate a Dengue/Chykungunya, da unidade, Francisco Batista, nesta sexta-feira (27), em entrevista na Rádio Caicó AM.

“Nós promovemos a formação para as equipes antes de termos casos suspeitos da doença registrados na nossa região. Os agentes de endemias, tratam o mosquito da mesma forma porque ele é o Aedes Aegypti que transmite a Dengue. Eles também recebem muita orientação porque precisam para repassar à população. Os médicos, esses são essenciais porque são eles que estão nas unidades de saúde e vão receber os pacientes com os sintomas e é preciso saber diferenciar a Chikungunya da Dengue“, disse.

A primeira capacitação foi realizada no dia 25 de novembro de 2014, no auditório da 10° DIRED, ministrada por uma médica infectologista da Secretária de Saúde Pública do estado “Sobre o manejo clínico do vírus Chikungunya”. Na ocasião, estiveram presentes representantes de diversos municípios desta região (São Fernando, Serra Negra do Norte, Caicó, Acari, Lagoa Nova, Jardim do Seridó, Carnaúba dos Dantas, Jardim de Piranhas, Jucurutu, Ipueira, Parelhas, Timbaúba dos Batista, Tenente Laurentino Cruz, Florânia), representantes da SESAP e da IV URSAP.

A segunda, realizada no dia 17 de dezembro de 2014, no auditório da IV URSAP, foi destinada aos “Coordenadores de dengue e técnicos das SMS sobre o Chikungunya”, onde se fizeram presentes representantes de diversos municípios desta região (Jardim do Seridó, Serra Negra do Norte, Parelhas, Acari, Lagoa Nova, Ouro Branco, Santana do Matos, São José do Seridó, São Fernando, Timbaúba dos Batista, Jardim de Piranhas, Cerro Corá, Florânia, Tenente Laurentino Cruz, Jucurutu, Parelhas, Caicó, Currais Novos, Santana do Seridó).  Em Caicó, foram registrados nos últimos meses dois casos suspeitos da doença. No Seridó, foram 118, com destaque para Currais Novos, onde se identificou a maior quantidade. Dos casos, suspeitos, muitos deram negativo para Chikungunya e positivo para Dengue.

Sidney Silva

Anúncios
Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s