Plano de Enfrentamento às Drogas é debatido entre a Sesed, Prefeitura e Ministério Público

A secretária estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Kalina Leite, reuniu-se na manhã desta terça-feira (03), em seu gabinete, com representantes do Ministério Público Estadual (MPRN) e da Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher (Semul) da Prefeitura de Natal, para discutir medidas integradas que possibilitem uma maior articulação institucional, entre Estado, Município de Natal e órgãos controladores, no sentido de aprimorar as ações de enfrentamento ao tráfico, no tocante ao combate às drogas no estado. Na ocasião foi apresentado o plano estratégico desenvolvido pelo município de Natal, juntamente com o MPRN, que detalha metas e atribuições, em parceira, com vários outros segmentos.

O plano municipal propõe que a Sesed atue de forma preventiva e ostensiva, com articulação junto à sociedade civil, na expansão do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), de modo a alcançar um maior número de escolas públicas e uma maior faixa etária visando atender uma maior parcela da juventude na capital. Também foi colocado como índice a ser alcançado pela Secretaria de Segurança, a capacitação de policiais que atuam com pessoas envolvidas com álcool e outras drogas e a melhor estruturação das Delegacias Especializadas.

De acordo com o promotor de justiça, Manoel Onofre Neto, a reunião foi bastante positiva e apresentou questões dimensionadas, no tocante a atuação conjunta dos órgãos, com ações que possam em curto e médio prazo dar uma melhor resposta à sociedade. “Construímos uma agenda conjunta entre o Estado, o Município e o MPRN, para que tenhamos outras reuniões preparatórias a fim de consolidarmos o plano existente e executá-lo da melhor forma”, disse o promotor.

A secretária de Políticas Públicas para a Mulher (Semul) da Prefeitura de Natal, Maria Aparecida França Gomes, elogiou o interesse e o empenho da Sesed em agregar ações ao plano municipal. “Sentimos que a gestão da Sesed trata com seriedade as ações de enfrentamento às drogas no estado. Estamos animados e confiantes de que teremos bons resultados em breve!”, destacou Aparecida.

A secretária Kalina Leite agradeceu a visita dos representantes da Prefeitura de Natal e MPRN e demonstrou interesse em consolidar essa relação a fim de ampliar ações preventivas que possam colaborar com o trabalho já desenvolvido por estes órgãos.

“Buscaremos aproximar ainda mais a Sesed desta importante discussão, incluindo no debate os responsáveis pelas Delegacias Especializadas de Atendimento ao Adolescente Infrator (DEA), Narcóticos (DENARC), entre outros. Hoje existem várias ações sendo realizadas neste sentido em todo o estado e é certo que precisamos otimizá-las num direcionamento comum para que tenhamos melhores resultados”, disse Kalina Leite.

No dia 24 de abril, os representantes do Estado, Município e do MPRN estarão reunidos com Vitore André Zílio Maximiano, secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, para discutir as ações de combate às drogas no estado, bem como, avaliar a execução do plano municipal em desenvolvimento.

Anúncios
Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s