PT tenta acordo para Marco Feliciano ser vice de Direitos Humanos

O Partido dos Trabalhadores (PT) estaria disposto a selar um acordo para a definição dos principais cargos da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, que colocaria o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) na vice presidência da comissão.

Feliciano foi alvo de protestos durante o período em que assumiu a comissão, em 2013. Durante cerca de três meses representantes do Movimento LGBT fizeram protestos contra a permanência do pastor na CDHM.

Um acordo entre os PT, PSOL, PSB e a bancada evangélica colocaria Marco Feliciano e o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) no comando da comissão. Wyllys ocuparia a segunda vice-presidência da comissão, enquanto que Marco Feliciano seria o primeiro vice presidente.

Pelo acordo, a Frente Parlamentar Evangélica desistiria da presidência da CDHM, que tem sido alvo de disputas entre evangélicos e deputados que militam em favor da causa gay, como Wyllys, e Feliciano assumiria um dos principais cargos da comissão.

Como Jean Wyllys não tem direito a vaga de titular da comissão, pois como representante do PSOL poderia ocupar apenas uma suplência, pela regra e tamanho das bancadas, o deputado Glauber Braga (PSB-RJ) cedeu a vaga de titular. Assim, Wyllys poderá ser segundo vice-presidente da CDHM.

A tentativa de acordo se deu por conta do interesse da bancada evangélica em assumir a comissão, pois como são maioria no colegiado a candidatura de um evangélico poderia tirar o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) da frente da CDHM, quebrando o acordo de líderes que dividiu o comando das comissões da Casa entre os partidos.

Anúncios
Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s