Hemonorte realiza capacitação sobre hemofilia

Com o objetivo de melhorar a qualidade da assistência ao paciente com hemofilia, o Hemocentro do RN, por meio do Departamento de Hematologia, realizou nesta terça-feira (24), uma capacitação para os funcionários que lidam com portadores da doença.

Segundo a chefe do Departamento de Hematologia do Hemonorte, Irian Farkatt, a capacitação abordou temas como profilaxia primária e secundária, imunotolerância, formas de tratamento, bem como a diferença entre fator VIII plasmático e recombinante. “É importante que o profissional que atua junto ao paciente hemofílico esteja sempre reciclando seus conhecimentos. Compreendendo os fundamentos da doença, estará melhor capacitado para lidar com os pacientes”, disse Irian Farkatt.

De acordo com a Fundação Mundial de Hemofilia, atualmente o Brasil ocupa o terceiro lugar em número de hemofílicos. Um em cada 5.000 nascidos vivos do sexo masculino possui essa doença congênita, provocada por uma deficiência na quantidade ou qualidade dos fatores VIII ou IX da coagulação.

O Governo do Estado, por meio da Hemorrede, disponibiliza assistência médica aos pacientes hemofílicos, enquanto o Ministério da Saúde fornece a medicação.

Anúncios
Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s