Sesap realiza evento no Dia Mundial da Saúde

 

O excesso de peso e a obesidade estão cada vez presente devido ao atual estilo de vida da população (sedentarismo, consumo de alimentos industrializados e o baixo consumo de Frutas, Legumes e Verduras, o fumo e o álcool). No estado do RN, segundo as informações do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN, o número de crianças de 0 a 10 anos com excesso de peso representou 38,51% de 162.124 crianças avaliadas. Na capital do estado do RN, o estudo realizado pelo Ministério da Saúde – O Vigitel 2013 –  avaliando os adultos, encontrou-se que 52,6% estavam com sobrepeso e 16,6%  com obesidade.

Na perspectiva de realizar uma ação para controlar e atuar na promoção da saúde e prevenção de agravos, a Área Técnica de Alimentação e Nutrição em parceria com o Programa de Doenças e Agravos não Transmissíveis e as Práticas Integrativas Complementares, agindo em consonância com a Política Nacional de Alimentação e Nutrição no qual reforça a importância do estado em promover ações de Vigilância Alimentar e Nutricional.

Em alusão a comemoração ao Dia Mundial da Saúde, a SESAP irá promover nos dias 08 e 09 de abril uma oficina com 220 profissionais da saúde de todo o estado do RN para mobilizar sobre o tema. No primeiro dia, o tema central aborda a importância da alimentação saudável trazendo as informações do novo Guia Alimentar para a População Brasileira e no 2º momento do mesmo dia será divulgado o 1º concurso cultural da SESAP “1 minuto por favor” com a proposta de desenvolver vídeos educativos por adolescentes com o tema da alimentação saudável. O 2º dia terá como tema central as ações sobre as Práticas integrativas corporais com a proposta de como trabalhar mais o corpo para o desenvolvimento de saúde.

Aproveitando o grande público, no dia 08 de abril será lançado oficialmente o 1º curso de Ensino à Distância da SESAP que tem como proposta capacitar todos os profissionais da atenção básica e gestores municipais do estado do RN. O curso é autoinstrutivo o que também possibilita que outros profissionais/estudantes de graduação possam realizar o curso e conhecer mais sobre o Programa de Suplementação de Vitamina A. Esse curso EaD foi desenvolvido em parceria com a Secretaria de Ensino a Distância da UFRN utilizando a plataforma do telessaude.

Anúncios
Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s