Coordenador de Estatísticas e Análises Criminais da Sesed lança Anuário sobre a Violência no RN

O coordenador de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Ivenio Hermes, lançou neste mês o livro “Metadados 2014 Anuário Sobre a Violência no Rio Grande do Norte”. Na obra, o especialista reúne informações textuais e numéricas que compõem o quadro dos crimes violentos letais intencionais registrados no decorrer do ano passado e ainda comparando-os com o ano de 2013.

A publicação organizada pelo pesquisador Ivenio Hermes, com a colaboração de outros nove profissionais, sai do lugar-comum ao analisar os aspectos sociais ligados aos homicídios notificados no estado. Dividida em 18 capítulos, a obra também apresenta alternativas diretas ou transversais de combate e/ou diminuição dessa realidade violenta. A obra contempla questões consideradas polêmicas como a maioridade penal, o uso do álcool, as medidas profiláticas de combate à violência e até sobre abuso infantil e o perfil dos criminosos abusadores.

O “Metadados 2014” procura mostrar que as estatísticas podem ser ferramentas para as boas práticas de gestão em segurança pública, a exemplo de inúmeros países desenvolvidos, apontando rumos para ação e trazendo luz sobre os problemas que somente através da interconectividade com outros setores podem apontar soluções exequíveis e duráveis.

O capítulo inicial traz uma espécie de contador de CVLIs ocorridos em 2014, denominado de Cvlímetro. A parte seguinte aborda a metodologia diferenciada utilizada pelo autor para contabilizar os casos, sem limitar as mortes apenas às estatísticas, o que transformaria os casos em meros números, mas relacionando-as com análises criminais e de gestão, redefinindo com metadados a dimensão do que pode ser extraído do antes poderia ser uma simples contagem de números da violência.

Metadados 2014: Anuário sobre a violência no Rio Grande do Norte pode ser lido on line pelo link Issu http://bit.ly/1OWQUNY, e quem quiser um exemplar impresso pode adquirir pelo Clube de Autores http://bit.ly/1DnKTqG.

Anúncios
Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s