Estado e Município buscam a redução da violência com políticas públicas integradas

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), por meio do Gabinete de Gestão Integrada Estadual do RN (GGI-E), realizou na manhã desta quarta-feira (8), na sala de reuniões do gabinete, um encontro com gestores do município de Natal que compõem a coordenação do Gabinete de Gestão Integrada da capital (GGI-M). A reunião teve por objetivo buscar uma maior aproximação entre o estado e o município, no que tange as ações de segurança pública e defesa social. A iniciativa levou em consideração o fato de que os municípios também são protagonistas nas questões de segurança pública, com capacidade de desempenhar importantes papéis na luta contra a violência e a criminalidade e, necessariamente, precisam estar alinhadas com os planejamentos desenvolvidos nesta área pelo Governo do Estado.

 Durante a reunião foram sugeridas modificações no Decreto de Criação do GGI Natal, com base nas novas diretrizes nacionais contidas na Portaria nº 01, de 16 de janeiro de 2014, da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (SENASP/MJ), a exemplo da  reestruturação ocorrida, recentemente, no Decreto de Criação do GGI Estadual.

De acordo com o Capitão Rodrigo Couceiro, Coordenador de Programas para a Cidadania da Sesed, o encontro serviu para estreitar as relações entre as instituições e manter uma integração harmônica entre os órgãos federais, estaduais e municipais nas ações da Segurança Pública.

“Os municípios possuem destaque nos debates sobre prevenção da violência, por se tratar da instância governamental mais próxima dos problemas vivenciados pela população. Queremos construir, conjuntamente, diagnósticos técnicos que possam auxiliar na elaboração de políticas públicas eficazes, tendo presente neste processo as comunidades por meio dos Conselhos Comunitários de Cooperação de Defesa Social”, disse o Capitão Rodrigo Couceiro.

Os municípios que desejarem criar ou reativar seus Gabinetes de Gestão Integradas Municipais poderão obter orientações sobre este processo por meio do endereço eletrônico cpcid@rn.gov.br.

Anúncios
Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s