Projeto Vida no Trânsito é discutido em Mossoró

Projeto Vida no Trânsito é discutido em Mossoró

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizou uma reunião para discutir a implantação do Projeto Vida no Trânsito para municípios das regiões Oeste e Vale do Açu, na manhã desta terça-feira (28), no Centro de Treinamento da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), com sede em Mossoró.

A expositora do Projeto foi a técnica do Núcleo de Prevenção de Acidentes e Violências da Sesap, Raissa Andrade Paiva. O Projeto Vida no Trânsito é uma ação intersetorial que envolve, além da Saúde, a Segurança Pública, Poder Judiciário, Ministério Público, autoridades de trânsito, entre outros.

Segundo Raissa Andrade Paiva, o objetivo do Projeto Vida no Trânsito é fortalecer as políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito por meio da qualificação, planejamento, monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações. Esse objetivo deve ser atingido a partir do foco nos fatores de risco de ordem comportamental, no atendimento às vítimas (Rede de Atenção às Urgências e Emergências) e no aperfeiçoamento do sistema de informações.

O Projeto Vida no Trânsito é uma ação global existente em vários países, como Rússia, Turquia, China, Índia, Camboja, Quênia, México e Vietnã. No Brasil, as capitais beneficiadas pelo projeto são Palmas (TO), Curitiba (PR), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG), Teresina (PI), Natal (RN), entre outras.

Participaram do evento o coordenador da Equipe Técnica da II Ursap, Thiago Medeiros de Souza, o técnico do Núcleo de Prevenção de Acidentes e Violências da Sesap, Marcos Sérgio Guerra, agente de trânsito e membro da comissão, Harinson Câmara, inspetor da PRF de Mossoró, Carlos Kleber Sampaio, Subchefe do Departamento Técnico Operacional do Corpo de Bombeiros, Sargento Oliveira Júnior, representantes da II Ursap, DER, Detran, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Militar, SAMU, Hospital Tarcísio Maia, Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró, UERN  e Secretaria de Mobilidade Urbana de Mossoró (SEMOB).

DADOS

Total de acidentes de trânsito no Hospital Regional Tarcísio Maia de janeiro a junho de 2015: acidentes de motocicleta: 2.629 (73,75%), acidentes com automóveis: 423 (11,86%) e acidentes com bicicleta: 127 (3,56%).

Municípios que mais registraram acidentes de trânsito: Mossoró, Assu, Baraúna, Areia Branca, Apodi, Governador Dix-sept Rosado, Serra do Mel,  Grossos e Upanema.

Anúncios
Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s