RN tem 13 municípios prioritários na Campanha de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose

RN tem 13 municípios prioritários na Campanha de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose

A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde (MS), por meio da Coordenação Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação, realizará de 10 a 14 de agosto, a terceira edição da “Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose”, direcionada a escolares de 5 a 14 anos do ensino fundamental da rede pública. O objetivo é prestar esclarecimentos sobre essas doenças, auxiliando no diagnóstico precoce e visando o tratamento imediato.

Serão alcançados cerca de 2.300 municípios brasileiros com alta carga das doenças, denominados municípios prioritários, incluindo todas as capitais. No Rio Grande do Norte, 13 municípios são considerados prioritários:  Assu, Baía Formosa, Brejinho, Canguaretama, Ceará-Mirim, Cerro Corá, Lagoa de Pedras, Macaíba, Mossoró, Natal, Rio do Fogo, São José de Mipibu e Touros.

Os profissionais da Estratégia de Saúde da Família, juntamente com agentes comunitários de saúde, numa parceria do governo federal com os estados e os municípios, executarão as ações, que incluem: tratamento coletivo das geo-helmintíases com uma dose de albendazol; exame ocular para a detecção e tratamento do tracoma; tratamento coletivo da esquistossomose nos municípios com prevalência acima de 25%; e busca ativa de casos de hanseníase com distribuição de uma ficha de autoimagem, que contém um desenho esquemático do corpo humano (método do espelho), no qual os pais ou responsáveis marcarão as lesões existentes na pele da criança e responderão a um breve questionário. Os alunos com lesões identificadas na pele serão encaminhados à rede básica de saúde para exame médico e confirmação ou exclusão do diagnóstico de hanseníase.

A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria.  Acomete principalmente a pele e os nervos periféricos. Também pode compromete  articulações, olhos, testículos, gânglios e outros órgãos. O contágio ocorre de pessoa a pessoa. O doente que apresenta a forma infectante da doença, sem tratamento, elimina bacilos pelas vias respiratórias (secreções nasais, tosse, espirro), e assim transmite para outras pessoas.

O Tracoma é uma doença inflamatória dos olhos que afeta a córnea e a conjuntiva, provocada também por uma bactéria. Já a verminose é uma infecção intestinal provocada por parasitas e pode ser tratada por medicamentos via oral.

Cartaz Hanseniase-Menina-46x64-2015.indd Cartaz Hanseniase-Menino-46x64-2015.indd

Anúncios
Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s