Ministério da Saúde altera Programa de Suplementação de Vitamina A

Ministério da Saúde altera Programa de Suplementação de Vitamina A

         O Ministério da Saúde (MS) emitiu Nota Técnica elaborada com base em uma publicação da Organização Mundial da Saúde (Guideline de 2013), que afirmou não existirem evidências fortes de que a suplementação de Vitamina A promova benefícios para a saúde pública no sentido da prevenção da morbimortalidade de mães lactentes.

         Na Nota Técnica o MS oficializa o encerramento da suplementação de puérperas no pós-parto imediato com megadoses de vitamina A no Programa Nacional de Suplementação de vitamina A. “A suplementação continuará a ser administrada em crianças de seis a 59 meses. Quanto às puérperas a recomendação é de que as mulheres procurem consumir vegetais de cor amarelo, alaranjado, e folhosos de cor verde escuro, como jerimum, mamão, manga, cenoura, couve, espinafre, rúcula e brócolis”, explica a nutricionista da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Érika Melo.

                  A administração da vitamina A é feita por via oral. As doses são disponibilizadas de forma gratuita nas unidades básicas de saúde. É necessário apresentar a Caderneta de Saúde da Criança. O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A foi instituído por meio da Portaria nº 729, de 13 de maio de 2005. Esse programa faz parte da Ação Brasil Carinhoso constante no Programa Brasil sem Miséria, que objetiva o combate à pobreza absoluta na primeira infância e reforça a assistência a criança menor de 5 anos para prevenção da deficiência de vitamina A, garantindo o acesso e disponibilidade do insumo a todas as crianças nessa faixa etária nas Regiões Norte e Nordeste e os municípios das Regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste contemplados no Programa Brasil sem Miséria.

Ambiente Virtual de Aprendizagem

         Diante da mudança, o curso on line oferecido pela Sesap para técnicos da saúde pelo avatelessaude.sedis.ufrn.br ficará indisponível temporariamente para ajustes de informação.

Assessoria de Comunicação – ASCOM
Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630/98135-0598
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN
Anúncios
Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s