Discussões Inúteis

Discussões Inúteis

 

 

“Mas evita questões tolas, genealogias, contendas e debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs.” (Tt 3:9)

Este versículo não pode ser encontrado na Bíblia de muitas pessoas que conheço. Ou, se lá estiver, deve estar no grego original, de tal modo que não se possa ler. É cansativo ver pessoas que se dizem cristãs colocando o nome de suas famílias como vantagem para qualquer coisa que seja (genealogia), ou discutindo que a igreja da denominação A ou B vai chegar primeiro, ou só através dela que se tem vida eterna (acerca da lei), e muitas vezes peguei pessoas queridas discutindo ferozmente por causa … da cor da cortina do templo … ou sobre a toalha da mesa da ceia … e uma vez até por causa do envelope do dízimo (questões tolas).

Todas estas coisas são orientadas a Tito para que evite, não apenas por serem inconvenientes, mas também (e a meu ver principalmente) porque ocupam o tempo e o espaço de coisas importantes e que edificam. O resto da Palavra de Deus diz que devemos fazer uma série de coisas urgentes, especialmente anunciar Jesus para as pessoas que não o conhecem, e se perdemos tempo discutindo coisas como estas que mencionei, não vai sobrar tempo para mais nada.

Tudo que a Bíblia chama de inútil pode imediatamente ser associado com origem do mal, porque o Senhor Jesus disse que “quem comigo não ajunta, espalha”. Lembremos que não há meio termo no Reino de Deus, e é claro que quem não está dentro, não está mais ou menos fora… E todas estas coisas são credenciadas neste texto como inúteis. Nada bonito o povo de Deus perdendo tempo com coisas inúteis, se a Palavra diz que devemos viver “remindo o tempo porque os dias são maus”.

Para piorar mais um pouco ainda, Paulo diz que são coisas vãs, que é um sinônimo para vazio, sem conteúdo, sem valor nenhum. Além de não ter utilidade, é vazio…

Mas meu foco desta vez vai ser mais estreito: evitar as discussões sobre questões tolas. Afinal, o que podemos enquadrar aí? Por exemplo:

  • Gosto por time de futebol?
  • Gosto por comida?
  • Preferência musical?
  • Decoração do templo?
  • Os maus hábitos do irmão?
  • Carro?

Note que mantive a interrogação em todas, porque evidentemente nem tudo é tolo o tempo todo, mas note também que todas são coisas deste mundo, que ficarão aqui, não vão junto conosco para a Glória.

Note ainda que temos alternativas, com questões que não são tolas :

  • Como alcançar mais pessoas com o evangelho?
  • Como facilitar o trabalho pastoral?
  • Como resolver atrito entre irmãos?
  • Como arrumar tempo para orar mais?
  • Como suprir deficiências nos ministérios?

É bem verdade que também são coisas que não estarão fazendo parte da nossa morada eterna, porque os problemas estarão resolvidos, mas pelo menos não são motivos egoístas, centrados no meu problema pessoal, e estão diretamente relacionadas a expansão do Reino na Terra.

Vamos encontrar onde temos gastado tempo precioso com questões tolas, e inverter isso em favor do Senhor e da sua causa. Não acredito que seja tão difícil. Até porque, se ficarmos aqui discutindo…

Oração: “Senhor, eu desejo sinceramente abandonar tudo que é inútil e vazio. Mostra-me o que devo fazer e como devo agir.”

 

Anúncios
Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s