COSERN PATROCINA OFICINA DE FOTOGRAFIA E DE TEATRO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA DENTRO DO PROJETO NARRATIVAS DO SILÊNCIO

 

Uma oficina básica de fotografia para pessoas com deficiência auditiva, totalmente traduzida na Língua Brasileira de Sinais (Libras), será ministrada nesta quarta (14), quinta (15) e sexta-feira (16), das 18h30 às 20h, no Campus Cidade Alta do IFRN (Avenida Rio Branco), dentro do Projeto Narrativas do Silêncio, uma iniciativa lançada em 2015 que visa ampliar a acessibilidade cultura de pessoas com deficiência auditiva realizado com patrocínio da Cosern, empresa do Grupo Neonergia, por meio da Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura.

O “Narrativas do Silêncio” é um dos 17 projetos culturais patrocinados pela Cosern em 2016. As inscrições são gratuitas, mediante a oferta de vagas, e podem ser feitas até esta terça-feira (13), na Associação de Surdos de Natal (ASNAT), no telefone (84) 3211-2414. No sábado (17), a partir das 15h, será realizada uma oficina prática no Centro Histórico de Natal.

As aulas serão ministradas pelo designer industrial e fotógrafo still, José Aglio, com tradução de Rogério Hakkinen. Além da oficina de fotografia e de uma exposição com imagens captadas pelos participantes, o Projeto Narrativas do Silêncio está organizando um espetáculo teatral, também com tradução em Libras, com data de estreia prevista para 30 de setembro, no auditório do Campus Central do IFRN (Avenida Senador Salgado Filho).

Intitulada “A Busca de Seo Peto e Seo Antônio”, a peça dirigida por Erika Retti

terá participação de atores com deficiência auditiva, capacitados pelo Ponto de Cultura “Palavras Visíveis”, sob coordenação do Grupo Teatral Moitará, do Rio de Janeiro.

Acessibilidade

Acessibilidade cultural é uma conquista. O direito é consagrado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e está especificado na Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada por unanimidade pela ONU, em 2007, e ratificada pelo Brasil, em 2009.

Propiciar acessibilidade cultural implica reconhecer o direito das pessoas com deficiência de participar da vida cultural em base de igualdade com as demais pessoas. Tanto no que diz respeito à fruição de bens e serviços, quanto ao acesso a materiais e atividades que favoreçam o fazer artístico-cultural.

O patrocínio da Cosern ao “Narrativas do Silêncio” está amparado nos princípios da política de sustentabilidade do Grupo Neonergia que visa promover a diversidade e dos direitos humanos e à valorização da cultura e dos costumes locais.

 

SERVIÇO

Oficina de Fotografia para pessoas com deficiência auditiva do Projeto Narrativas do Silêncio

14 a 16 de setembro de 2016, das 18h30 às 20h

Atividade prática no Centro da Cidade, sábado (17), a partir das 15h

Campus do IFRN Cidade Alta (Avenida Rio Branco)

Informações:

Daniely Evelly (Produção): (84) 99112-9963

Fábia Fernandes (Produção): (84) 98103-3419

Anúncios
Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s