Centro de Reabilitação entrega cadeiras de rodas adaptadas  

         Para marcar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21 de setembro), o Centro Especializado em Reabilitação e Habilitação do Rio Grande do Norte (CERH-RN) – antigo CRI, está realizando durante toda esta terça-feira (20) um evento para entrega das cadeiras de rodas aos pacientes cadastrados de Natal e Grande Natal.

Estavam presentes na manhã de hoje, além da direção do Centro, a equipe de fisioterapeutas e terapeutas, representantes da Coordenação de Operações de Hospitais e Unidades de Referência (Cohur) e Sociedade Amigos do Deficiente Físico (SADEF-RN).

         Desde o início do ano as cadeiras vem sendo entregues aos usuários de todo o Rio Grande do Norte que fizeram o cadastro entre janeiro de 2012 e julho de 2014. No mês de agosto chegou um lote maior e hoje (20) estão sendo entregues 70 cadeiras para os pacientes de Natal e Grande Natal. Nesta quinta-feira (22) uma equipe de duas fisioterapeutas e dois terapeutas ocupacionais irá a Pau dos Ferros entregar mais 81 cadeiras. Está sendo feito um planejamento por Regionais de Saúde para que os profissionais possam fazer a entrega e as adaptações necessárias em cada cadeira.

A diretora administrativa do CERH, Silvana Ramalho, explicou que a entrega das cadeiras é feita de forma criteriosa. “Não é uma simples distribuição, a qualidade da entrega é diferente, pois são feitas todas as medições e adaptações, que demandam um tempo diferente para cada usuário”.

De acordo com a fisioterapeuta Sara de Lourdes, que trabalha no setor de órteses e próteses da unidade, somente os estados do Rio Grande do Norte e São Paulo entregam cadeiras com essa qualidade no país. “Nós fazemos todo o descritivo para a licitação e o estado só adquire com os fabricantes de melhor qualidade”.

Três tipos de cadeiras são entregues: as de banho, as de rodas e as adaptadas. Estas últimas são as que demandam um maior cuidado na entrega, pois são individualizadas e adaptadas dependendo do grau da deformidade. “Nós fazemos as medições e vamos com o paciente para a oficina ortopédica para que sejam feitas as provas da cadeira e adaptações necessárias”, explicou a fisioterapeuta.

O diretor geral do CER, Sarcinelli Avelino, explica que as pessoas que fizeram o cadastro até 2014 e não foram localizadas para receber a cadeira devem entrar em contato. “É importante que as pessoas que solicitaram cadeiras no período de janeiro de 2012 a julho de 2014 façam a atualização do seu cadastro pelo telefone 3232-9720, bem como o agendamento da entrega no número 3232-9739”.

Anúncios
Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s