Exposição revive trabalhos visuais dos pacientes do Hospital João Machado

         Nos dias 21 e 22 de dezembro o Hospital Psiquiátrico Doutor João Machado abre a exposição “Ouça” com parte do acervo visual do setor de terapia ocupacional do hospital. São desenhos realizados pelos pacientes entre os anos de 1962 e 1979 durante as aulas de praxiterapia.

         Os trabalhos serão expostos no auditório do hospital, das 8h às 16h. Todo o material foi organizado pela aluna do curso de licenciatura em Artes Visuais da UFRN, Pollyanne Azevedo. A exposição fez parte do trabalho de conclusão de curso da aluna, que teve todo o apoio da direção do hospital no acesso aos materiais, prontuários e composição da instalação. “Os desenhos permitiram fazer uma leitura daquela época e resgatar um pouco da história do hospital. Também observamos a importância do desenho como forma de expressão e comunicação para os pacientes e das atividades artísticas como parte do tratamento”, disse Pollyanne.

         Ao todo são 4 volumes contendo 534 produções. A exposição exibe apenas parte deste acervo, mas de acordo com Pollyanne a expectativa é construir um memorial com fotos e outros materiais, fazendo um resgate da história do hospital.  “O nome da exposição ‘Ouça’ vem dos próprios desenhos, eles falam e para ouvir é preciso fazer uma leitura visual. A catalogação desses livros é apenas o começo. Estamos tentando organizar todo o material para a construção de um memorial”.

Contatos para entrevistas:

Pollyanne Azevedo – 98808-7777

Ednilson Pereira (Diretor Administrativo do Hospital João Machado) – 98702-2302

Anúncios
Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s