Alunos do IFRN conquistam ouro e bronze em competição científica no México

Pedro Cardoso, Macial Freire Filho e Alex Bruno da Paz Silva são alunos do IFRN. Na última sexta-feira (24), eles embarcaram para o México a fim de participar da Informatrix Latinoamérica, uma competição científica. Hoje (29) acordaram apreensivos. Era o dia da premiação. A divulgação dos melhores trabalhos começou às 12h do Brasil e as notícias não podiam ser melhores. Pedro e Macial, do Campus Natal-Zona Norte, conquistaram o ouro superior, o prêmio máximo. Alex, do Campus Santa Cruz, vai trazer na mala o bronze. Junto com estudante do IFSul, eles eram os únicos representantes do Brasil na competição.

 

Os trabalhos do IFRN disputaram a categoria robótica. Os estudantes do Campus Natal-Zona Norte desenvolveram o CAPA – Colchão de Auxílio a Pacientes Acamados. Alex Bruno, do Campus Santa Cruz, desenvolveu o projeto “Energia do Sertão. O objetivo é ajudar famílias carentes das zonas rurais nordestinas ainda não beneficiadas por companhias elétricas ou, para as já atendidas por essas companhias, diminuir a fatura mensal da tarifa de energia. A iniciativa é um sistema híbrido que utiliza energia eólica e solar.

 

Link para a matéria completa

____________________________________________________________________- 

 

 

OLIMPÍADA DE FÍSICA

Estudantes do IFRN conquistam todas as medalhas do estado em Olimpíada Nacional de Física

A Sociedade Brasileira de Física (SBF) divulgou nesta terça, 28, o resultado da 5ª edição da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), realizada ainda em 2016: nove estudantes de quatro campi do IFRN estão entre os medalhistas. Com alunos dos cursos técnicos de Alimentos, Edificações, Informática, Informática para Internet e Eletrotécnica (este último com cinco estudantes de dois campi), o IFRN foi a única escola pública do RN a ter estudantes que receberão a premiação. O destaque vai para o Campus Mossoró que, com uma medalha de prata e três de bronze, foi uma das escolas premiadas pela olimpíada.

 

A OBFEP é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A competição começou em 2010, como projeto piloto, nos estados da Bahia, Goiás, Piauí e São Paulo. Sendo destinado exclusivamente a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9º ano) do Ensino Fundamental de Escolas Públicas, a edição de 2016 estendeu-se para todo o Brasil e contou com a participação de mais de 500 mil alunos.

 

Link para a matéria completa

 

______________________________________________________________________

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação Social e Eventos

Reitoria | IFRN

(84) 4005-0757

Anúncios
Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s